MOSTRA DE CINEMA


CINEMA NA CENA



A Mostra Cinema na Cena foi a primeira mostra de curta-metragem realizada pela Epifanias Produções. Aconteceu em Dezembro de 2009 e contou com a participação de vários diretores e filmes.

Conheça um pouco mais dos filmes apresentados através da entrevista feita com cada um deles.






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curta-metragem
NO MEIO DA POEIRA DE DENTRO DE MIM

Como surgiu a idéia do filme Poeira?
ETIENE ROCHA - Então, a idéia original é do Márcio e da Thaís. Eles que desenvolveram o argumento e o roteiro em cima do conto Pequenas Epifanias do escritor Caio Fernando Abreu.
Quando foram as gravações e estréia do filme?
ETIENE ROCHA - As filmagens se realizaram dia 18 e 19 de abril de 2009. A estréia ainda não foi confirmada pois ainda estamos em fase de pós-produção do filme.
Qual é o formato do filme?
ETIENE ROCHA - O filme foi captado em digital.

O que mudou no roteiro durante as gravações?
ETIENE ROCHA - Nada de significativo mudou durante o roteiro, talvez algumas improvisações que construimos na hora da filmagem para acrescentar variações ao material bruto.
O que chama mais atenção no filme pra você?
ETIENE ROCHA - Por se falar de um tema bastante amplo e que eu gosto muito que são os relacionamentos amorosos. Acho que o curta se destaca ao criar uma forma de conflito entre desejos muito parecidos mas de pessoas diferentes e ao mesmo tempo opostas.
Como o filme foi viabilizado financeiramente?
ETIENE ROCHA - O filme foi viabilizado a partir de apoios diretos e também com a co-produção da minha produtora na parte de finalização.

Quais são os planos futuros para o filme?
ETIENE ROCHA - Concluir a parte de finalização e inscrever em festivais e mostras. 

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curta-metragem
A PAZ


O DIRETOR:
Leandro Corrêa é aluno do último período do curso de Comunicação Social, com especialização em Rádio, TV e Cinema/Vídeo Digital da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2002, executou trabalhos de operador de vídeo no PROJAC, da Rede Globo de Televisão. De 2006 a 2007, foi operador de câmera, editor e /authoring/ de DVD na Coordenação de Audiovisual da UFRJ. Desde 2007, realiza trabalhos como editor, câmera, roteirista e diretor cinematográfico, tendo em sua bagagem 8 curta-metragens de sua autoria. Atualmente, é um dos coordenadores do "Cinestesia - Filmes e etc", que atua há dois anos na produção de conteúdos audiovisuais, seja de curtas-metragens, institucionais, publicitários, ou no registro de eventos sociais.

Como surgiu a idéia do filme Paz?
LEANDRO - Surgiu no meu quarto, enquanto minha namorada me mostrava uma nova coreografia de uma musica de dança do ventre. Imaginei a cena de uma mulher vestida de calças jeans dançando para um homem em um restaurante e daí o curta foi se formando na minha cabeça.

Qual foi a primeira pessoa a apoiar o filme?
LEANDRO - Minha namorada, Mayra.

Quando foram as gravações e estréia do filme?
LEANDRO - Gravamos somente um preview para o concurso FILMABRASIL, no parque Lage, em junho de 2009. Vamos gravar o curta com ou sem patrocínio no início de 2010.

Qual é o formato do filme?
LEANDRO - Eu só gravo digital, mas sempre atento a aproximar-se o máximo possível da película.

O que mudou no roteiro durante as gravações?
LEANDRO - A essência é a mesma, mas os dialogos e o final foram sensivelmente modificados ao longo do tempo. Antes as coisas eram resolvidas de uma forma mística, como por encanto. Agora, são resolvidas concretamente, com reviravoltas no diálogo e nas ações dos personagens.
O que chama mais atenção no filme pra você?
LEANDRO - A profundidade dos assuntos que ele suscita. Dá pra falar 3 horas sobre o filme sem parar.
Quais são os planos futuros para o filme?
LEANDRO - Ainda não tenho o filme para responder estas perguntas, mas a idéia é produzir, colocar para download em um site e transferi-lo para pelicula, e faze-lo rodar o mundo.



curta-metragem
O ÚLTIMO ACORDE

CONFIRA AQUI O TRAILLER:http://www.youtube.com/watch?v=8OhmvunKRdE
E visite o blog do filme: www

Direção e Roteiro: Thiago Casimiro
Elenco: Igor Moraes (Paulo), Thaís Inácio (Juliana), Robson Franco, Eduardo Magalhães, Alexandre Velloso.
Produção: Rodrigo Elmi
Produtor Associado : Felipe Sperle
Produtor Executivo: Thiago Casimiro
Assistência de Produção: Rodrigo Nascimento
Montagem: Tasso Dourado
Direção de Arte: Sol Oliveira
Figurinos: Lara Lima
Trilha Sonora : Diego Matheus
Assistência de figurino: Thayana Cumplido
Assistência de direção Diego Matheus
Fotografia Adicional: Clayton Leite
Som direto: Isac Maia
Ano de produção: 2009

Após a perda de sua esposa num trágico acidente de carro, Paulo se vê sem rumo na vida, se entregando à depressão e às drogas. Completamente fora de si, se isola de tudo e, querendo alimentar cada vez mais sua dependência química, começa também a vender drogas. Ao visitar um de seus inúmeros clientes, recebe como forma de pagamento, uma guitarra. É através dela que Paulo encontra uma chance de esquecer o seu triste passado e ter a oportunidade de começar uma vida nova. Esta é a vida de Paulo e este é seu último acorde.

Como surgiu a idéia do filme Ultimo Acorde?
THIAGO CASIMIRO - O Último Acorde surgiu quando me formei na faculdade. O filme era sobre um cara que perdia uma parte de si e acabava se afundando em uma depressão. No caso uma busca por auto destruição. Eu planejava fazer um filme obre um obeso viciado em junkie food. Mas acabou que o Igor , que é o protagonista do filme e teve uma participação no financiamento do filme queria fazer algo comigo. E o roteiro estava quase pronto. Como o Igor não é um cara obeso fiz algumas alterações drásticas no rumo do filme. Inclui a musica, o vicio em comida foi substituído pelas drogas e o mais importante, o estopim para o personagem se afundar. Enquanto no outro roteiro o protagonista terminava a faculdade e se tornava um obeso mórbido aqui ele perde a esposa. Acho que foi uma mudança bem sucedida . Pois o filme anterior seria um cara comendo sem parar vendo TV .

Qual foi a primeira pessoa a apoiar o filme?
THIAGO CASIMIRO - No meu caso foram duas pessoas, meu amigo e produtor do filme Rodrigo Elmi e minha amiga Sol que faz a direção de arte dos meus filmes.

Quando foram as gravações e estréia do filme?
THIAGO CASIMIRO - As gravações foram realizadas em duas etapas. Fizemos Boa parte delas na última semana de novembro de 2009 e gravamos o restante em Julho de 2009. Como o filme está sendo finalizado agora. a mixagem ocorre na segunda semana de Janeiro estamos pretendendo lança-lo na última semana do mês.

Qual é o formato do filme?
THIAGO CASIMIRO - O filme começou como um curta metragem, mas tínhamos tanto material e para obtermos o impacto emocional pretendido acabamos montando um média metragem. Como eu não consigo parar de modificar o filme a duração final só ficarei sabendo na semana que fechar a correção de cor do filme.

O que mudou no roteiro durante as gravações?
THIAGO CASIMIRO - Muita coisa, personagens foram retirados e algumas cenas mais redundantes. havia uma cena em que o protagonista revia um acidente de carro. Não havia motivo de ter ela no filme e tínhamos pouco tempo para rodar 30 sequências em um orçamento muito apertado.

O que chama mais atenção no filme pra você?
THIAGO CASIMIRO - Os atores, eles são o coração do filme.

Como o filme foi viabilizado financeiramente?
THIAGO CASIMIRO - No momento que fui empregado no final de 2007 comecei uma poupança. Essa poupança era justamente para realizar meu próximo filme, em Junho de 2008 , o Igor me convidou para fazer algo e disse que poderia contribuir Financeiramente. Eu ainda não tinha uma produtora e não queria captar recursos por outras produtoras,logo a proposta dele foi tentadora. Acabou que o custo de produção estourou e eu acabei jogando toda as minhas economias no filme. Ainda tive ajuda do Elmi, do co- produtor, Felipe Sperle e da Sol que acabaram colocando dinheiro no filme também.Ainda agora na finalização do filme eu e Elmi continuamos colocando dinheiro nele. Agora pela nossa produtora ainda de forma independente.

Quais foram os festivais que participou? Quais indicaçòes e/ou prêmios obteve?
THIAGO CASIMIRO - O filme ainda não foi lançado.

Quais são os planos futuros para o filme?
THIAGO CASIMIRO - Queremos colocar ele no maior numero de festivais possível. 

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O FILME: “My Lamp”, 1:08´, 2009, RJ, Animação
Animação sobra um carinha que trava uma guerra com o sol. O vídeo foi premiado pelo Festival do Minuto em 2009.

A DIRETORA: Carolina Kzan
Colunista da Coluna de Cinema “O Estado” Online do site www.oestadorj.com.br. Premiada por vários curtas nos festivais brasileiros.

KZAN - Bem, o My Lamp é um curta de animação que foi realizado em um momento de descontração. Ele foi inscrito no Festival do Minuto e premiado na categoria animação. Não tem muito estória sobre o vídeo, trata-se apenas de uma animação divertida e despretensiosa. Quem quiser conhecer mais alguns trabalhos meus é só acessar meu canal no youtube. www.youtube.com/carolkzan.

O FILME: Prince Charmings, 10 min. Mulher vê sua vida desabar após descobrir a traição do marido ao fazer um teste de HIV. 16MM.

O DIRETOR: Fred Saddi-Naccache L. O diretor formou-se em Cinema e foi para o exterior especializar seus estudos. O curta exibido faz parte da sua filmografia internacional. Hoje faz parte da equipe de direção da rede Globo de Televisão nos produtos “Caminho das índias” de Glória Perez, “Páginas da Vida” de Manoel Carlos e “Queridos Amigos” de Maria Delaide Amaral.
TV Globo – RJ, Brasil 2009 – Diretor da novella “Caminho das Índias” e “Viver a Vida”;2008 – Diretor da minissérie “Queridos Amigos” e da novella “Ciranda de Pedra” e diretor de efeitos visuais e segunda unidade da minissérie “Maysa”;2007 – Diretor de Efeitos Visuais (Backlot Digital) da novella “Paraíso Tropical”;2006 – Diretor Assistente da novella “Páginas da Vida”; DreamWorks – SKG – USA/Europa 2005 – Segundo Assistente de Direção dos filmes “Cartas de Iwo Jima” e “Conquista da Honra”;2004-2005 – Key Assistant Director dos filmes “Munich” e “Guerra dos Mundos”;2004 – Additional Assistant Director do filme “O Terminal”; Disneyland Paris – França 2002 – Diretor de Palco dos espetáculos: “The Wonderful World of Disney” (parade), “The Legend of the Lion King”, “Fantillusion”, July 14th Fireworks, “Wishes”, “Disney Cinéma” (parade), “CinéMagique”, and “Moteurs…Action!” Walt Disney World – Walt Disney Imagineering – Orlando, Florida 1998-1999 – Internship no departamento de criação da Walt Disney World Co. HBO – Films 1997-2001 – Assistente de Direção dos filmes “Dinner with Friends” e “Winchell” e do seriado “Sex & the City”, filmados nos estudios Astoria;

Como surgiu a idéia do filme Prince Charmings?
FRED - Em verdade, meu filme é o "Prince Charmings", que apesar do título em Inglês, é falado em Dinamarquês, língua na qual a expressão é usada no original – inclusive, em uma das falas do filme – para referir-se ao homem dos sonhos de uma mulher.Fiz meu curso de mestrado na Dinamarca, na mesma escola de cinema que formou Lars von Trier, Peter Ålbæk Jensen, Thomas Vittemberg, Susanne Bier, Lukas Moodyson, Laurits Petersen, e os demais da geração que fundou o movimento Dogma. "Prince Charmings" foi concebido para provar uma tese minha de que a junção de algumas regras do Dogma e aspectos que vão diretamente contra o movimento podem fazer um cinema de qualidade. Em um filme Dogma não pode haver luz artificial, seus atores não podem usar maquiagem, e seus figurinos não podem ser previamente escolhidos praquela cena/seqüencia, tendo que pertencer ao guarda-roupa dos atores, pra que estória e atuações sejam o mais importante no filme. Como fazer cinema ( = photographia = escrever com luz ) sem luz artificial? Como iluminar um ator sem maquiá-lo de acordo? Eu não vejo como esses departamentos, que significam a evolução da arte, podem agir contra uma estória, quando são ou devem ser absolutamente subservientes a ela, e nada mais.Respondendo de certa maneira a pergunta seguinte, o resultado desse curta foi “um debate seguido de briga” com o próprio Lars von Trier ( Presidente do Board of Counselors da Den Danske Filmskolen ), que achou uma afronta a universidade apoiar algo tão ofensivo ao movimento que os colocou no mapa – sobretudo, vindo de um estrangeiro. Pra acalorar ainda mais a discussão, “Prince Charmings” se tornou o curta Europeu mais premiado daquele ano (2004), ganhando o Urso de Ouro ( o primeiro na história da universidade ), o Rotterdam Film Fest., Karlovy Vary, Tribeca Film Fest., Hong Kong, Golden Kinnaree (Thailandia), entre outros premios nos Estados Unidos e Europa.
Qual foi a primeira pessoa a apoiar o filme?
FRED - A universidade ( Den Danske Filmskolen ) apoiou desde o início, como um projeto extra curricular, cedendo equipamento de camera e luz.
Quando foram as gravações e estréia do filme?
FRED - Filmei em Outubro de 2003, e após exibir na própria universidade, e numa mostra de curtas na cidade de Århus, considero sua estréia a data de 27 de Janeiro de 2004, quando foi exibido no Rotterdam Film Festival, no qual foi premiado com o Tigre de Ouro de melhor curta-metragem live action.

O que mudou no roteiro durante as gravações?
FRED - A primeira cena: minha idéia original era fazer com que as duas amigas conversassem na frente da casa, com a porta aberta, pra estabelecer desde o primeiro minuto o clima da festa, e “brincar” com a temperatura de cores da cena – que seria take único, quente no interior, e frio no exterior, que é o estado emocional da personagem principal, e está pra ser invertido com as notícias que ela traz.Mas fazia 28ºC, e eu não colocaria minhas atrizes nessa situação, portanto, acabei fazendo com que uma amiga entre no carro antes que a outra saia, e que ela mencione no diálogo como a noite está fria!
O que chama mais atenção no filme pra você?
FRED - Acho um belo exemplo do que chamamos em linguagem técnica de roteiro de Exposition: toda fala serve pra mover a estória pra frente, apresentar os personagens, suas relações entre si e o conflito da estória. E o fato desses atores, brilhantes nesse projeto, jamais terem trabalhado em frente à uma camera antes.
Quais foram os festivais que participou? Quais indicaçòes e/ou prêmios obteve?
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Best Director
NY AIDS Film Festival 2004        Best Short Film
Los Angeles Film Festival  Best Short Film
*Los Angeles International Short Film Festival (April 17-20, 2004) 
Best of the Fest (Top Prize)  Best Director
*San Francisco International Film Festival - San Francisco Film Society (May, 2004)
           Golden Gate Award for Best Short Film (Live Action)
*Santa Barbara International Film Festival – (Jan. 2009) (October 2004) (November 2008)
Bruce C. Corwin Award - Best Short Film
* International Film Festivals - Winner
 54en Berlinale - Internationale Filmfestspiele Berlin – Berlin, Deutschland
*(Berlin International Film Festival)
Berliner Bär  – Grossen Preiss für den Besten Kurzfilm- Maskefald
*(Golden Bear for best short film)
The 8th. Kodak Student Filmmaker Award – Cannes, France (17th of May 2004)
*Winner of Emerging Filmmaker Award 2004
 Festival Internacional du Court-Métrage de Clermont-Ferrand, - Clermont-Ferrand, France
*(2004 - Clermont-Ferrand International Short Film Festival)
Grand Prix - Meilleur Court-Metrage
*  European Film Academy - 2004 – Berlin, Deutschland
Best European Short Film of the Year - Prix UIP 2004
* 38e Editie IFFR - International Film Festival Rotterdam (22-28, Jan. 2004) – Netherlands
*CinemArt Award-Winnaars
Bangkok International Film Festival (January 12-23, 2004) – Thailand
*Golden Kinnaree for Best Live Action Short
39.  Mezinárodní filmový festival Karlovy Vary (July 1-8, 2004)
*(Karlovy Vary International Film Festival)
*Kristálový glóbus – Film nat 30 minut (Crystal Globe for Best Film under 30 minutes)
22nd Uppsala Internationella Kortfilmfestival, Sverige (20-26. October 2003)
*Grand Prix Winner of the Audience Awards
Danish Film Talent of The Year - 2003
*Best Film Best Director Winner of the Audience Award
European Festival of Film Schools, Bologna, Italy (21-26. November 2003)
Winner of the Grand Prize - Best European Graduation Film 2003
* Nordisk Panorama Film Festival, Malmø, Sweden (23-28. September 2004)
Winner of the Jury’s Special Award
*2004 World Media Festival in Hamburg, Ger.
*Award for Celebration of Film
*Nominations & Out of Competition Special Screenings
Sundance Film Festival - Salt Lake City, UT
*Selected for the Sundance Institute Directors Lab.
Human Rights Watch International Film Festival
Human Rights Watch & Film Society of Lincoln Center (NY, NY: March, 2004 – London, UK: June, 2004)
*Official Selection - NY and London
54. Internationales Kurzfilm Festival – Hamburg
*Special Screening (Out-of-Competition)
37en (2004) HISFF – Humboldt Internationale Kurzfilmfest
*Official Selection
Locarno International Film Festival
Nominated for the Golden Leopard - Live Action Short
*Montreal World Film Festival
*Nominated for Best Short Film
Toronto Worldwide Short Film Festival
Nominated for Worldwide Short Film Festival Award for Best Live Action Short Film
*Nominated for Worldwide Short Film Festival Award for Best Director
Chicago International Film Festival
Nominated for the Golden Hugo for Best Short Film
*Bilbao International Festival of Documentary & Short Films
Nominated for the Grand Prize of the Festival of Bilbao
Nominated for the Golden Mikeldi for Best Director
*Mexican Int’l Film School Festival
*Nominated for the  OCIC-Prize
Festival de Cine de Huesca - Ciudad de Huesca
*Nominated for the Gold Danzante Award
FIPA International Film Festival, Biarritz, France (20-25. January 2004)
*Nominated for the Grand Prix – Best Short Film 2004

Quais são os planos futuros para o filme?
FRED - Nenhum! A mostra “Cinema na Cena” é a melhor surpresa que poderia acontecer a esse filme, possibilitando-o ser exibido seis anos após sua estréia para um público Brasileiro, pelo qual eu sou muitíssimo grato!




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curta-metragem
ENGANO

O FILME
Engano, de Cavi Borges , 11 min, 2008, RJ
Ficção. Um homem. Uma mulher. Uma cidade. Dois planos sequencias. Melhor curta 35mm Júri Popular - Festival Curtase 8 (Sergipe – 2008), Festival Brasileiro de Filmes de Toronto.

O DIRETOR
Cavi Borges é cineasta, fundador da locadora Cavídeo e atuante em projetos de cineclubes, distribuição de filmes, festas e eventos. Cavídeo, locadora de
produzido 35 curtas e 2 longas, a grande maioria sem patrocínio e em regime cooperativo com vários grupos, como Nós do Morro, Boca de Filmes, Cia.Brasileira de Cinema Barato, entre outros.


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curta-metragem
SOBRE SALTOS

O FILME: Sobre saltos, de Thales Coutinho, 2009, 8'
O filme narra o encontro de uma suicida (Stella Rabello), que deseja se matar no estacionamento de um shopping center, com uma sádica (Carla Rosa), criatura mórbida que tem mania de descobrir como as coisas funcionam por dentro e que faz questão de testemunhar o suicídio. No embate dessa relação insólita não podemos mais ter certeza de quem é a sádica e quem é a suicida.

O DIRETOR: Thales Coutinho nasceu no ano de 1972, em Niterói - RJ. Em 1997, iniciou os cursos de Produção Cultural, na UFF e Ciências Sociais, na UFRJ. Mudou-se, definitivamente, para o Rio de Janeiro em 1998. Formou-se pela Casa das Artes de Laranjeiras – CAL, em 1999. Ano em que fundou a companhia Pop de Teatro Clássico, onde trabalhou por 5 anos. Em 2004, ingressou na Armazém Cia de Teatro, onde trabalha até hoje. Durante esse trajeto atuou em vários curtas-metragens. E, em 2009, lançou seu primeiro Filme: SOBRE SALTOS.

Ficha Técnica
Elenco: Carla Rosa e Stella Rabello; Roteiro: Moisés Liporage;
Direção de Fotografia: Paulo César Medeiros e Daniel Ribeiro;
Operador de Câmera: Daniel Ribeiro; Assistente de Câmera: Léo Gama;
Still: Vivian Ribeiro; Direção de Arte: Jorge Guidacci;
Assistente de Arte: Sheila Suzano; Figurinos: Wanderley Gomes;
Maquiagem: Jorge Elias; Trilha Sonora (original): Rico Viana;
Som Direto: Jean Carlo; Microfonista: Edmar da Rocha;
Eletricista: Boy Jorge; Edição: Daniel Ribeiro;
Direção: Thales Coutinho.

Como surgiu a idéia do filme Sobre Saltos?
THALES COUTINHO - Primeiro é importante falar da Bonitinha Filmes que é um grupo de profissionais de teatro que gosta de fazer cinema. O Sobre Saltos é nosso terceiro filme. A idéia surgiu do roterista Moisés Liporage durante nossas leituras de contos e roteiros.
 
Qual foi a primeira pessoa a apoiar o filme?
THALES COUTINHO - Nós da Bonitinha Filmes e a produtora Guayamu Cultural. A produtora Cavídeo apoiou na distribuição.

Quando foram as gravações e estréia do filme?
THALES COUTINHO - As gravações foram no mês de fevereiro de 2008 e a estréia foi no Odeon em Abril do ano de 2009 no evento CINECACHAÇA

O que mudou no roteiro durante as gravações?
THALES COUTINHO - Nada. Tudo feito seguindo o roteiro.

O que chama mais atenção no filme pra você?
THALES COUTINHO - O empenho de todos que trabalharam com amor e carinho sem ganhar um centavo.

Como o filme foi viabilizado financeiramente?
THALES COUTINHO - Um pouco de dinheiro de cada um de nós.

Quais foram os festivais que participou? Quais indicaçòes e/ou prêmios obteve?

THALES COUTINHO - Festival de Cabo Frio. Ganhamos melhor roteiro para Moises Liporage e direção para Thales Coutinho. Festival Santa Cruz das Palmeiras Festival Cinema na Floresta


Quais são os planos futuros para o filme?
THALES COUTINHO - Fazer o circuito internacional em 2010.


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curta-metragem
CASULO

O FILME: Uma menina vê sua mãe levar às ultimas consequencias sua estranha obsessão pelo homem que mora ao lado. Casulo é um filme de curta-metragem dirigido por Bernardo Uzeda, produzido por Isadora Sachett e fotografado por Guga Millet. O filme foi rodado em Abril de 2009, se tornando um dos primeiros curtas narrativos no mundo a ser rodado em Full HD com a Canon 5D Mark II, um workflow de filmagem considerado experimental na época. Estréia no Odeon Petrobrás na Mostra Internacional de Curta RJ.

O DIRETOR: Bernardo Uzeda é um cineasta e compositor de trilhas sonoras pontuação nascido em 1985, Rio de Janeiro / Brasil. Como cineasta, Bernardo ganhou o prêmio de Melhor Curta Cinema no It's All True Festival Internacional de Documentários 2008 (Festival É Tudo Verdade), com o biográfico "Remo Usai - A Composer For The Screen", que também ganhou uma dúzia de outros prêmios ao redor do mundo. Seu primeiro filme de ficção Como compositor Bernardo graduado em um curso de Composição de mídia criado por Guy Michelmore (London School of Creative Studies). Ele já trabalhou com David Tygel em um par de longas-metragens brasileiros e em 2006 produziu a partitura original uma inteiramente nova para o expressionismo alemão de Murnau obra Nosferatu.

Elenco
A Mãe - Teresa Hermanny
A Filha - Marcella Pelizzari
A Ruiva - Thaís Inácio
O Homem - Charles Fricks

EQUIPE
Roteiro e Direção - Bernardo Uzeda
Direção de Fotografia - Guga Millet
Produção - Isadora Sachett
Direção de Arte - Marcela Maia
Edição de Som e Música - Bernardo Uzeda
Figurino - Ana Carolina Lopes
Ass. de direção - Renata Rodarte
Prep. de elenco infantil - Elsa Romero
Ass. de produção - Carlos Eduardo Valinoti
Produção de elenco - Raoni Seixas
1° ass de fotografia - Natália Sahlit
2° ass de fotografia - Daniel Venosa
3° ass de fotografia - Rafael Eiras
Captação de som - Gustavo Loureiro
Ass. de arte - Meissa Couto
Ass. de figurino - Débora Gusmão
Fotografia still - Paula Giolito
Isadora Sachett (Produtora) isadora@casulofilme.com (21) 8112-3624

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apoiador do evento
PORTA-CURTAS PETROBRAS


WWW.PORTACURTAS.COM.BR

Como surgiu a idéia do Porta Curtas?
A idéia surgiu após o enorme sucesso alcançado com a exibição web do curta-metragem Barbosa, estrelado por Antonio Fagundes e dirigido por Ana Luíza Azevedo e Jorge Furtado, que aborda a trajetória de vida do goleiro da seleção brasileira que levou o pais à derrota na Copa de 1950. Na manhã após o falecimento do jogador, a empresa Synapse Produções, provedora de conteúdo audiovisual para o mercado brasileiro, fez um acerto com o UOL para a publicação de um link na área de esportes do portal para a exibição do curta, logo abaixo do lead da matéria. O resultado impressionante - 27.654 exibições contabilizadas em uma semana - comprovou o potencial da Internet para difusão do curta-metragem brasileiro e, detalhe importante, a vantagem de se promover a exibição de forma segmentada, ou seja, o filme ir de encontro ao seu espectador, e não o contrário.
A partir dessa experiência bem-sucedida do curta-metragem Barbosa, e do desejo de organizar um banco de dados catalogando a produção brasileira de curtas-metragens, o projeto Porta Curtas surgiu, com a pretensão principal de oferecer aos editores de internet conteúdo rico que pudessem associar aos assuntos de suas páginas, uma forma conhecida na internet como B2B (Businees to Business). Além, é claro, de oferecer diretamente ao internauta interessado em curtas a possibilidade de pesquisar, achar e assistir aos filmes antes só (e dificilmente) acessíveis nos festivais.
Um aspecto do sucesso do serviço que vale destacar é que das mais de cinco mil fichas de curtas catalogadas, 90% já foram objeto de alguma interação inteligente por parte de usuários, através das ferramentas de interatividade (comentar, recomendar, votar, arquivar em seus prediletos ou assistir).
Esse fato revela que, através de um sistema de pesquisa catalográfica bem feito, amigo do usuário, pode-se enfim romper com o ciclo vicioso que vem há décadas destruindo a memória sobre a produção cultural brasileira, e apresentar uma boa resposta à pergunta que não calava: "as informações sobre a produção cultural brasileira se perdem por que ninguém as usa, ou ninguém as usa porque estão perdidas, ou dispersas?"
Atualmente o portal disponibiliza mais de 700 curtas para exibição on-line, entre os mais de cinco mil filmes catalogados, gerando uma média de nove mil visitas diárias que geram quase dois milhões de page-views mensais e perto de 200 mil exibições dos curtas (somando desde o início já conxtabilizamos mais de 11,4 milhões de exibições de curtas).

Qual foi a primeira pessoa a apoiar o projeto?
O primeiro grande apoio veio da Petrobras, através do programa Petrobras Cinema, e que pelo sétimo ano consecutivo continua sendo a principal patrocinadora do Projeto. Desde 1994, a Petrobras é conhecida como grande parceira do cinema brasileiro. E no caso do Porta Curtas, o patrocínio permite que esta iniciativa de difusão da produção cinematográfica brasileira seja valorizada e posta em prática.

Como os filmes fazem pra se inscrever?
O processo de catalogação do Porta Curtas é feito, principalmente, através de parcerias com festivais que disponibilizam uma lista com ficha técnica, foto e demais informações sobre as produções mais recentes. Ainda nos festivais, é costume o Porta Curtas entrar como parceiro e oferecer o Prêmio Aquisição. Os filmes que aceitarem concorrer ao Prêmio são disponibilizados para consulta, exibição e votação via Internet. O filme que obter a melhor pontuação, que leva em conta o número de exibições do filme, quantidade de votos e cotação do filme pelos usuários do site através da Internet recebe, como prêmio, o compromisso de licenciamento, pelo Porta Curtas Petrobras, dos direitos não-exclusivos de exibição do curta via Internet. Os demais curtas são obtidos pelo trabalho da Curadoria do Projeto.
Além disso possuímos um contato de e-mail - catalogo@portacurtas.com.br - que permite que qualquer usuário do Porta Curtas possa entrar em contato conosco e nos enviar materiais sobre curtas brasileiros realizados.

Quais os critérios de seleção?
A comissão editorial do projeto é responsável por avaliar somente os critérios qualitativos e técnicos (incluindo adequação para exibição via internet) dos curtas recebidos. Pois como acreditamos que o cinema e a web são janelas complementares, o nosso principal objetivo é difundir e aumentar a vida de cada filme produzido.

Quais os outros projetos de exibição do porta curtas?
O acervo do Porta Curtas transcende o entretenimento e também é utilizado como conteúdo em salas de aula. O projeto Curta na Escola – www.curtanaescola.org.br, derivado pedagógico do projeto Porta Curtas, foi inaugurado em abril de 2007 com a missão de constituir uma rede nacional de aprendizagem e geração colaborativa de conteúdos em torno do uso pedagógico dos curtas-metragens brasileiros em salas de aula. Em pouco mais de 2 anos, o projeto já reúne 262 curtas com aplicabilidades pedagógicas, mais de 600 relatos (colaborações estruturadas) de professores sobre suas experiências em salas de aula e 296 pareceres indicando aplicabilidades pedagógicas de filmes. Cerca de 19 mil escolas se cadastraram no site atingindo número superior a 10 milhões de alunos atingidos pelo projeto.
O projeto é aberto a professores do todo o brasil, e tem por objetivo constituir uma Comunidade Nacional de Aprendizagem em torno da construção colaborativa de conteúdos relacionados ao uso dos curtas-metragens brasileiros em escolas de todo o país. E para enriquecer a qualidade de exibição dos curtas em salas de aula (alternativamente à exibição via Internet), a equipe pedagógica do Curta na Escola selecionou 16 filmes com alto potencial didático, todos apropriados para uso em todos os níveis de ensino, para compor a Coleção Curta na Escola que, até o momento, apresenta dois volumes.
 
TALITA ARRUDA – Responsável na Mostra pelo Projeto
Graduanda em Publicidade e Propaganda na Escola de Comunicação da UFRJ, é bolsista do Pontão de Cultura Digital da Escola de Comunicação da UFRJ e estagiária do Porta Curtas Petrobras. Interessada por cinema e cultura digital, colabora no Projeto Cinerama Cineclube como Programadora Visual e desenvolve a pesquisa, através do Pontão de Cultura Digital, "Novas formas de produção, montagem e distribuição do Audiovisual" com orientação de Ivana Bentes e Giuliano Djahjah. 
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curta-metragem
O ÚLTIMO RETRARO

 

Diretor: Abelardo de Carvalho
Gênero: DOC Duração: 7
Pais: Brasil/Brazil UF: RJ  Ano: 2009
Sinopse: "Um fotográfo, doze criancinhas e um único tema."
Roteiro: Abelardo de Carvallho
Produção: Cavi Borges
Cia Produtora: Cavídeo
Fotografia: Juca Pereira
Edição: Gualter dos Santos
Som: Dos Outros Sound Design
Trilha Musical: Marco Lyrio
Email Contato: cavi@cavideo.com.br
 
Como surgiu a idéia do filme Ultimo Retrato?
ABELARDO Assim que comecei a colecionar as fotos pensei que este seria um bom material para um documentário.

Qual foi a primeira pessoa a apoiar o filme?
ABELARDO - A Funerária Bom Pastor. Não é piada, não. Depois entrou a Cavídeo e viabilizou o filme.

Quando foram as gravações e estréia do filme?
ABELARDO - Não houve gravações, pois todo o filme é feito com material de arquivo. A estréia se deu no Recine do ano passado.

O que mudou no roteiro durante as gravações?
ABELARDO - O roteiro modou até o último momento da edição.

O que chama mais atenção no filme pra você?
ABELARDO -  As fotos inéditas do início do século XX.

Como o filme foi viabilizado financeiramente?
ABELARDO - Ele contou com o apoio da Cavídeo. Na verdade é uma produção sem muitos custos.

Quais são os planos futuros para o filme?
ABELARDO -  Ele será inscritos nos demais festivais do paîs. 
 

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curta-metragem
BEIJO FRANCÊS

Diretor: Paulo F. Camacho
Gênero: FIC Duração: 10 Cromia: cor/color - color, 35mm
Pais: Brasil/Brazil UF: RJ Ano: 2009
Sinopse: O tecido da intimidade de um casal que se depara com o que não tem solução: a solidão, em estado bruto. A construção da intimidade um casal de jovens que enfrenta o que não tem solução. Livremente inspirado na sequência de abertura de O Desprezo (1963), de Jean-Luc Godard.
Roteiro: Henry Grazinoli
Produção: Paulo F. Camacho, Cavi Borges
Cia Produtora: Cavídeo Produções
Fotografia: Andrea Capella
Edição: Paulo F. Camacho
Som: Ives Rosenfeld
Elenco: Álamo Facó, Isabela Meirelles
Nome Contato: Paulo F. Camacho - pfcamacho@gmail.com /contato@cavideo.com.br

O DIRETOR: PAULO CAMACHO
Paulo Camacho faz filmes desde 1997. participou da cooperativa fora do eixo, cujo modelo de contribuição criativa estabeleceu rumos para as produção que buscou fazer. contribui com músicos e bandas como binário, rabotnik, letuce e ordinário groove na concepção de vídeos e efeitos cênicos. "beijo francês" é seu oitavo curtametragem. atualmente finaliza seu novo filme: "seis movimentos para dizer adeus".

Como surgiu a idéia do filme Beijo Francês?
Paulo Camacho - um aluno meu, wawá novais, me contou uma anedota em cima da cena de abertura do filme "o desprezo" de jean-luc godard, na hora percebi que faria um filme com aquilo.

Qual foi a primeira pessoa a apoiar o filme?
Paulo Camacho - Ives rosenfeld, que fez o som e cedeu seu quarto para as filmagens.

Quando foram as gravações e estréia do filme?
Paulo Camacho - gravamos em um dia, no início de dezembro de 2008, o filme estreou no festival do júri popular do mesmo ano.

Qual é o formato do filme?
Paulo Camacho - curta-metragem feito em hd, com adaptador para lente fotográfica.

O que mudou no roteiro durante as gravações?
Paulo Camacho - tínhamos apenas o diálogo principal, baseado no filme do godard. todo o início foi improvisado pelos atores, bem como as ações foram construídas nas duas horas em que filmamos.

O que chama mais atenção no filme pra você?
Paulo Camacho - o que eu chamo de insignificantes acontecimentos. são pequenos detalhes como o tom de voz dos atores, o esmalte desgastado, a rápida cena que ele está com um grampo de cabelo na boca... esses detalhes nos convidam a entrar na cama, naquela relaç ão, em tudo ali que ressoa em nosso cotidiano afetivo.

Como o filme foi viabilizado financeiramente?
Paulo Camacho - foi um filme feito com o apoio de amigos. completamente independente. posso dizer que o que o viabilizou foi a simplicidade de sua concepção e realização, já que foi filmado e montado em apenas um dia.

Quais foram os festivais que participou? Quais indicações e/ou prêmios obteve?
Paulo Camacho - festival do júri popular; festival de Cambuquira; festival de Cuiabá; mostra internacional de são paulo e vitória cinevídeo.

Quais são os planos futuros para o filme?
Paulo Camacho - espero que algumas pessoas tenham a oportunidade de vê-lo mais de uma vez. 
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